Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

SESC Santana - ultimos dias/last days

entrada - rampa principal/entrance - principal ramp access
vista de cima/upside view
desenho de giz branco sobre o chao
white chalk drawing on the floor
eu e meu avo andando de bicicleta
me and my grandpa riding a bike
detalhe/detail
debaixo da rampa/under the ramp
site specific installation
retalhos, colagem e desenho em painel de mdf, projecao de slides no painel
patches(cloth's pieces), collage and drawing on mdf panel, slide's projection on the panel
vista de perto/closer's view

Fotos da minha instalacao na exposicao coletiva.
Pictures from my site specific installation on this colective show.

Exposicao: de 13/08/2008 a 26/10/2008
Local: SESC Santana
Endereco: Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Jd. Sao Paulo - Sao Paulo/Brasil
http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=136770

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

II° Circuito de Palestras: Olhar crítico sobre a arte/II Talk Circuit: Critic Look About Art



@
10 x 3 m
Herbert Baglione & Walter Nomura
acrilica, spray e colagem sobre parede
2008

@
10 x 3 m
Herbert Baglione & Walter Nomura
acrylic, spraypaint and collage on wall
2008

O titulo @ alem de fazer uma alusao a propria forma dos vortex que compoem o trabalho, tem em seu significado vindo do ingles 'at' que se refere a lugar, lugar este inexistente, pois trata-se de uma criacao artistica e nao de um lugar real, o @ tambem refere-se ao mundo virtual onde muitos de nos passamos mais tempo do que no mundo real.

veja mais detalhes deste trabalho em www.flickr.com/photos/tinho_nomura

The title @ moreover than make allusion to the proper form from the vortex in this composition, has the american/english meaning comming from the symbol @ (at) and refer to a place. An unexistent place because it is a question about an artistic creation and not about a real place. The @ also refer to the virtual world where many of us spend more time than in the real world.

see more details from this work at www.flickr.com/photos/tinho_nomura

SESPER's Show - Refunctional


sesper
re_functional @ galeria adesivo
26 / 9 / 08
as 19 hrs

assista o video promo/see the promo video

http://www.youtube.com/watch?v=tHvqJR_a78E

domingo, 21 de setembro de 2008

The Edukators (Die Fetten Jahre sind vorbei) (trailer)

# Sinopse
Jan e Peter são "Os Edukadores": de forma criativa e sem violência protestam contra as injustiças sociais invadindo mansões para deixar um aviso, aos milionários, de que "seus dias de fartura estão contados". Quando Jule, namorada de Peter, resolve participar dessa atividade invadindo a casa de Hardenberg com Jan, enquanto Peter está viajando, a história dá uma guinada inesperada: segredos serão revelados, sentimentos descobertos e os "edukadores" terão que mudar radicalmente sua estratégia de protesto. "Edukators - Os Edukadores" fala das revoluções sociais de uma forma absolutamente original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, triângulo amoroso, questionamentos filosóficos e seqüestro. Tudo isso com um final surpreendente!

# Informações Técnicas
Título no Brasil: Edukators - Os Edukadores
Título Original: Die Fetten Jahre sind vorbei / The Edukators
País de Origem: Alemanha
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 127 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Estúdio/Distrib.: Video Filmes
Direção: Hans Weingartner

fonte: http://www.interfilmes.com/filme_15352_Edukators.Os.Edukadores-(Die.Fetten.Jahre.sind.vorbei.The.Edukators).html

Synopsis
Jan (Daniel Brühl), Peter (Stipe Erceg) and Jule (Julia Jentsch) are living out their rebellious youth. They are united by their passion to change the state of the world. Jan and Peter become "The Edukators," mysterious perpetrators who non-violently warn the local rich their "days of plenty are numbered." Complications follow when vulnerable Jule ends up falling for both young men. Reckless choices result in danger. An operation gone wrong and what was never intended to be a kidnapping brings the three young idealists face-to-face with the values of the generation in power.

Info
Title: Die Fetten Jahre sind vorbei / The Edukators
From: Germany
Genre: Action
Duration: 127 min.
Year: 2004
Director: Hans Weingartner

source: http://movies.sympatico.msn.ca/film.aspx?P_MediaID=3221


Comentario

So para aumentar a reflexao sobre o meu outro post.. Pixacao. Uma Nova (R)evolucao ?



Comment

Just to grow up the reflexion about my other post.. Pixacao. Uma Nova (R)evolucao ? (Pixacao. Another one (R)evolution ?)


II° Circuito de Palestras: Olhar crítico sobre a arte/II Talk Circuit: Critic Look About Art



Walter Nomura, Felipe Yung, William Baglione, Andre Monteiro, Thais Beltrame, Herbert Baglione, Alexandre Cruz(Sesper) e Flavio Samelo

Vernisage/Opening
processo/process
indo pra galeria/going to the gallery

photos by Flavio Samelo

EXPOSIÇÃO DE ARTE/ART SHOW

Artistas paulistas: André Monteiro “Pato”, Alexandre Cruz “Sesper”, Flavio Samelo, Herbert Baglione, Felipe Yung “Flip”, Thais Beltrame e Walter Nomura “Tinho”
Local: Rua 52, n° 689 Jardim Goiás - Galeria de Arte Contemporânea POTRICH.
Data de abertura: 16 de setembro de 2008.
Horário: 20h
Data de Visitação: de 17 de setembro a 18 de outubro.
Horários: De Terça à Sexta das 16h às 19h. Aos Domingos das 14 às 18h. Aos sábados com hora marcada.
Contatos: potrich.tatiana@gmail.com
(62) 39450450
(62) 39450451
http://www.martepotrich.blogspot.com

Projeto que realizamos em comemoracao a 2 anos de formacao deste grupo, numa cidade que fica de fora do Circuito Oficial de Arte no Brasil. Com a intencao de levar nossa producao artistica onde a Arte nao chega com tanta frequencia e dessa forma ajudarmos no processo de democratizacao da Arte.
Agradeco a Profa. Dra. Rosana Horio Monteiro, que nos convidou para uma palestra aos alunos de mestrado em Arte, Comunicacao Visual e Design da Universidade Federal de Goiania. Lamentamos o lugar ter ficado pequeno para a quantidade de pessoas interessadas em nos ouvir.
Agradeco, em nome do grupo, a Ludmila e Tatiana Potrich por nos abrir as portas da galeria e confiar em nosso trabalho.
Neste mesmo evento, a profa. e curadora Daniela Labra falou sobre o projeto Fabulosas Desordens em uma aula aberta com lotacao para 100 pessoas.

We did this project to celebrate 2 years of the formation of this crew, at this city which is outside the Oficial Art Circuit from Brasil. With the intention to show our art production where the Art don't come regularly. In this way, we hope we can help the Art to be more democratic and help the access from the people to the Art.
Thanks to the Prof. Dr. Rosana Horio Monteiro, who invited us to talk to the Masters Degree Classes from Art, Visual Communication and Design from the Goiania's Federal University.
We are sorry the hall had been small to the very large quantity of people interested to hear us.
Thanks, from the crew, to Ludmila and Tatiana Potrich for open us the gallery's door and to trust in our work.
In this same event, the Prof. and curator Daniela Labra talk about the project Fabulosas Desordens inside the gallery as an open class to 100 people.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pixacao. Uma nova (R)evolucao ?

acao realizada na Faculdade de Belas Artes de Sao Paulo. 12/06/2008
acao realizada na Galeria Choque Cultural. 06.09.2008.
foto da Belas Artes baixada da internet
foto da Choque Cultural por Choque Fotos.

Estive pensando aqui nessas acoes realizadas por um grupo de pixadores em 2 instituicoes e em 2 momentos diferentes este ano.
A primeira, na Faculdade de Belas Artes de Sao Paulo e a segunda na Galeria Choque Cultural, tambem em Sao Paulo.
Nao quero aqui julgar ninguem, mas refletir um pouco sobre esses acontecimentos recentes.
Ate porque estive presente em uma mesa de discussoes na Bienal Internacional de Graffiti que aconteceu em BH e que em algum momento tocamos nessa discussao sobre pixacao.
Eu, comecei minha historia nas ruas atraves da pixacao. Nunca cheguei a ter um grande destaque, mas frequentei points, festas e fiz muitos roles com turmas da antiga.. Minhas turmas ? Stillu's e Agudos Gang. As duas da ZN. Com essas griffes fiz roles ao lado de varios amigos de role da epoca.. Sinistros, Suspense, Apaches, SkyWalks, Kinho... Nao foram poucos os amigos que perdi nessa correria para o Ibope.
Foi ai que eu conheci o Graffiti... E entao se iniciou uma outra historia, que nao vem ao caso agora.
Me lembro de quando ainda com 11/12 anos eu via na Imigrantes os escritos Cao Fila km 22. Perguntava pra minha mae o que era aquilo.. sempre sem uma resposta que me agradasse.
Pouco depois um amigo meu, bem mais velho, veio com uma lata de spray preto fosco pra pintar a bike dele. Sobrou um pouco de spray na lata e... magica ! La estava eu pintando meu nome na parede... A partir dali meu mundo nunca mais foi o mesmo.
Meu primeiro trampo foi de office-boy. Trampava numa firma de advocacia na R. Marconi, Centro de Sao Paulo. Um dia, sainda do metro Republica, vi no alto do edificio Italia o nome do Xuim. Aquilo realmente me impressionou e me inspirou ate hoje. Houveram outros casos como o do Pegadas no Centro Cultural Vergueiro, a escultura do DI#, o Binho no Cristo, etc...
Ate entao, sempre vi o pixo como uma guerra por Ibope, por dominar a cidade. Sempre admirando os pixadores como grandes estrategistas e pessoas de muita coragem e atitude. Porem sempre pensei que todo esse esforco, toda essa coragem e atitude, todo esse pensamento estrategico pudesse ser melhor aproveitado.
Sempre acreditei que em algum momento, alguem com essa atitude, com essa coragem e com essa energia, aliada a um pensamento estrategico pudesse desenvolver tambem um pensamento critico. E que esse pensamento critico o estimulasse a pensar e a identificar os problemas da nossa sociedade.
Acho que meu sonho se realizou. Ou esta se realizando.
Finalmente alguem entre os pichadores descobriu a forca que esse grupo tem e os reuniu para acoes pensadas.
Nao quero defender os atos, tampouco acusar os infratores e nem analisar os motivos dos ataques.
So quero deixar um ponto para reflexao...
Se todos os pichadores, grafiteiros, punks, hippies e todos aqueles que se julgam underground se organizassem para lutar contra aquilo que acreditamos estar errado nessa nossa sociedade, teriamos uma nova Revolucao.
Se ao inves de atacarmos instituicoes de Arte, atacassemos aqueles que realmente nos exploram, nos usam, nos roubam e riem da nossa cara sentados em sofas com um charuto cubano na boca, uma taca de vinho na mao, com os pes apoiados em carpetes peludos, assistindo um programa de TV a cabo Full HD em TVs de Plasma de 300''...
Acho que muitos politicos e empresarios corruptos e corruptores iriam pensar um pouco mais antes de nos meter a faca, nao ?
De qualquer maneira. Vejo isso tudo como uma nova etapa. Uma nova evolucao, depois dos muros tomados, dos beirais, das letras gigantes, dos trajetos de sao silvestre e noticiarios, chegou a vez do ataque em massa aquilo que nos agride.
Estou aberto a discussoes...


I was thinking here about these actions that this pixacao's group did at these 2 institutions in 2 different situations this year.
First one, at the Belas Artes Faculty in Sao Paulo and the second one at the Choque Cultural's Gallery also in Sao Paulo.
I don't wanna judge anyone but I wanna think a bit about these recent events.
Even that I was present in one of the discussions on the Biannual Internacional of Graffiti happened in Belo Horizonte and which in sometime touch in this discussion about pixacao.
I began my history in the streets doing pixacao. I never got a big fame doint it but, I regularly gone in the points, parties and did many trips with old pixacao crews... My crews ? Styllu's and Agudos' Gang. Both from Sao Paulo's North Zone. With these crews I did pixacao's trips beside many old friends in that time.. Sinistros, Suspense, Apaches, SkyWalks, Kinho... I loose no few friends in these trips for the fame.
And then I met the Graffiti... And then I began another history, but it don't mind right now..
I remember when I was 11/12 and I saw the words Cao Fila km22 written on the walls from the Imigrantes Road. I always asking to my mom about that.. never give any answer that could make me happy.
Few time later one friend of mine, quite older than me, comes with a black spraycan to paint his bike. The can still with some paint inside and... magic !! There was my name on the wall and my hands on black ! Since that my world never could be the same..
My first work was office-boy(messenger). I worked at a Lawiers Firm sitted at the Marconi St, Downtown of Sao Paulo. One day, getting out of the Republica Metro Station I saw on the top of the biggest building from Sao Paulo in that time, the name Xuim. That really impressed me and inspired me untill now. Many others happenings came as the Pegadas on the Cultural Center Vergueiro, the DI#'s sculpture, the Binho on the Christ, etc...
Untill then, I always saw the pixacao as a war for the fame, for the domain on the city. Always admiring the pixadores as big strategists and very brave and courageous with a big attitude. But also I always think about all of these efforts, all of these courage and attitude, every strategic thinking could be better used.
I always bellieved that in sometime anyone with these qualities could develop a critic thinking too. And this critic thinking could estimulate this guy to think about and identify problems in our society.
I think this dream come true. Or is comming true.
Finally someone between the pixadores found the power comming from this group and could join some of these crews to thinked actions.
I don't want to defend the acts nor to blame the offenders and nor to analise the reasons of these attacks.
I just wanna keep one point to reflexion...
If every pixadores, graffiti writters, punks, hippies and everyone that judge himself as underground could join and organise thenselves to fight against that we believe is wrong in our society. We could have a new revolution.
If on the contrary to attack Art Institutions we attack that ones who really explore us, use us, stolle us and smile on our faces sitted down in luxuous sofas with cuban cigars on their mouths, a cristall glass of wine in their hands with their foots on big hairy and smooth carpets, seeing TV show on cable systems at Full HD Plasma TV's with 300''...
I think many politics and enterprise's owners corrupts and corruptors would think a little bit more before fuck our asses, isn't it ?
Anyway. I see it as a new fase. A new evolution, after whole walls painted, roofs, giant letters, actions behind the news and marathons... it's time to attack the things who fuck us.
I'm open to discussions..


domingo, 7 de setembro de 2008

BIG - Bienal Internacional de Graffiti (Belo Horizonte - Brasil)


Esta foi a minha contribuicao para a Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte.
Fiquei muito feliz em participar desta mostra pois pude encontrar muitos artistas de diversas partes do Brasil e outros que vieram de fora.. Prisco(Porto Rico), Okuda(Espanha), Seth e Kendo(France), Faith(Africa do Sul), Want, Fate e Kress (Japao)
O evento aconteceu como um grande encontro de Graffiti e a montagem seguiu essa linha de pensamento, formando um grande labirinto de pinturas dentro de um espaco fechado.
Um dos pontos principais do evento foi um ciclo de seminarios com o objetivo de se discutir o graffiti.
a saber..

1. O Novo Muralismo e suas abordagens historicas
Saulo di Tarso, Charbelly Estrella e Binho Ribeiro

2. Criatividade, Graffiti e Cidadania
Jose Marcio Barros, Roberto Carlos Madalena, Jose Marcius e Maria Luisa Viana

3. Graffiti, Tattoo, Design, Publicidade e Arquitetura
Flavio Negrao, Eduardo Braga, Edmundo Bravo e Leonardo Tavares

4. Graffiti como identidade do seculo XX e XXI ?
Julia Portes, Juarez Dayrell e Renegado

5. Vandalismo, Arte Marginal ou Nova Estetica ?
Sonia Assis, Elisa Campos, Bernardo Matta Machado e Walter Nomura

Como sempre, houve muita polemica, discussoes e argumentos, sempre com o hall lotado, tendo uma media de 50 pessoas por dia, todas interessadas e participantes nessa discussao sobre o graffiti e suas decorrencias.
Senti a falta da Vera Casanova que foi convidada mas que por algum motivo nao compareceu, sendo substituida pelo Binho. Assim como tambem senti a falta de outras pessoas importantes nessa pesquisa do Graffiti e da Arte Urbana, nomes como Daniela Labra, a profa Pitty da UFMG e Deborah Lopes Pennachin. Esta ultima, que participou de todo o ciclo de palestras e discussoes da Bienal assim como o Diretor de Acao Cultural da Prefeitura de Belo Horizonte, Bernardo Matta Machado.

Senti muito a falta de uma presenca maior dos proprios artistas nesse ciclo de debates, justificados pelo motivo de estarem pintando e espalhando seus trabalhos pela cidade.

Fica em mim, um desejo imenso de retorno a cidade e aumentar este intercambio.


I’m very happy to be in this show where I could meet many writers from all around Brasil and someones foreigners.. Prisco (Puerto Rico), Okuda (Espana), Seth and Kendo (France), Faith (South Afrika), Want, Fate and Kress (Japan).
The show happened as a big meeting of Graffiti and the set up run over this thinking’s way. At the end we had a big labyrinth of paintings inside a big closed cube.
One of the most important things in this event was the cycle of seminars and discussions about graffiti.
To let you know…

1. The New Muralism and its historic broachs.
Saulo di Tarso, Charbelly Estrella e Binho Ribeiro

2. Creativity, Graffiti and Citizenship
Jose Marcio Barros, Roberto Carlos Madalena, Jose Marcius e Maria Luisa Viana

3. Graffiti, Tattoo, Design, Publicity and Architecture
Flavio Negrao, Eduardo Braga, Edmundo Bravo e Leonardo Tavares

4. Graffiti as identity of the centuries XX e XXI ?
Julia Portes, Juarez Dayrell e Renegado

5. Vandalism, Peripheral Art or a New Aesthetic ?
Sonia Assis, Elisa Campos, Bernardo Matta Machado e Walter Nomura

As ever, had much controversies, disputes, discussions and arguments. Always with a big audience with 50 heads/day everyone very interested and acting in everyone of these discussions about graffiti and its broachings..
I missed Vera Casanova who were invited but because anything she couldn’t come being substituted by Binho. As I also missed another important peoples to the Graffiti and Street Art Researchs. Names as Daniela Labra, Pitty and Deborah Lopes Pennachin, who went in all the discussions very interested, the same happened with the Director of Cultural Actions from the Belo Horizonte Prefecture, Bernardo Matta Machado.

But the most I missed was the properly graffiti artists in this cycle. May be because they were painting on the streets at this time…

I end here with a big feeling to go back to this city to do it again and upgrade these interchange.